segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Palácio Monroe



À medida que fui envelhecendo e acumulando recordações, passei a me sensibilizar mais e mais com o desaparecimento de pessoas e referências urbanas. Para mim, eram especialmente perturbadoras as inexplicáveis demolições de prédios. Eu sentia como se, de alguma forma, eles tivessem alma.

(...)
E eu me pergunto sobre o que resta depois que um prédio é demolido.”
( Will Eisner, “O edifício” )


Aqui, um trabalho completo e imparcial sobre a demolição do Palácio Monroe, com fotos, simulações e animações inéditas.


Eh uma pena, que eu soh conheça o Palacio Monroe por arquivos e fotos. A sua importancia, pode ateh mesmo ter sido e ainda ser polemica, embora, eu ache que um predio construido por volta de 1906 e com um enriquecido design de época , jah tenha o seu peso histórico independente de qualquer coisa.
Isso me lembra aquela coisa de ganhar um vestido novo e achar que nao ficarah bem com os vestidos antigos e que estes, nao servirão mais .Entao, resolve jogar o resto dos vestidos do armário fora . O progresso eh meio isso, quando se constroi prédios novos, se desfazem dos antigos como se realmente valessem vestidos velhos, mas nao sao. A Historia eh algo que nao tem preço , sao nossas referências, sao o que temos. Conhece-se um povo pelo valor que ele dah a sua Historia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário