terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O Pior Encontro Casual (Antônio Maria)



 '   'O pior encontro casual da noite ainda é o do homem autobiográfico. 
Chega, senta e começa a crônica de si mesmo: "Acordo às sete da manhã 
e a primeira coisa que faço é tomar o meu bom chuveiro". 
Como são desprezíveis as pessoas que falam no "bom chuveiro!" E segue 
o parceiro:"Depois peço os jornais, sento à    mesa e tomo meu café 
reforçado". Ah, a pena de morte, para as pessoas que tomam "café refor-
çado!" E a explanação continua: 
"Nos jornais, vocês me desculpem mas, a mim, só interessa o artigo de
 Macedo Soares e as histórias em quadrinhos".
 Nessa altura o autobiográfico procura colocar-se em dois planos, que lhe 
ficam muito bem: o que ele julga de seriedade política (Macedo) e o outro,
 de folgazante espiritual (histórias em quadrinhos). E vai daí para outra 
modesta homenagem a si mesmo: "Aí, então, é que vou me vestir. Quanto
 à roupa, nunca liguei muito, mas, camisa e cueca, tenha paciência, eu mudo
 todo dia". O "tenha paciência" é porque está absolutamente certo de que 
estamos com a camisa e a cueca de ontem. 
"Acordo minha senhora, pergunto se ela quer alguma coisa e vou para o 
escritório". 
Gente que chama a mulher de "minha senhora" está sempre pensando que: 
não acreditamos que eles sejam casados no civil e no religioso; no fundo, 
desconfiamos de que sua mulher lhe seja infiel. E vai adiante o mal-feliz: 
"Só aí vou para o escritório, mas nunca antes de passar no jornal, para ver
 se há alguma coisa"
Esse "passar no jornal" é um pouco difícil de explicar. Mas todo homem banal 
tem muita vergonha de não ser jornalista e alude sempre a um jornal, do qual 
tem duas ações ou pertence a um primo, ou amigo íntimo. Vai por aí contando 
sua vidinha, que termina, melancolicamente, com esta frase: "À noite, eu sou da
 família!". Bonito! 
"Visto meu pijama, janto, deito no sofá e vou ver a televisão, com as crianças em 
cima de mim". Está aí o retrato perfeito do cretino nacional. E, o que é triste, além
 de numeroso, está em toda parte. Que horror me causam as pessoas do "bom 
chuveiro", do "café reforçado", os de "Macedo Soares e das histórias em quadri-
nhos" (os que gostam só de Macedo Soares ou só de histórias em quadrinhos são
 ótimos), que precisam dizer que mudam camisa e cueca todos os dias, as que citam
 "sua senhora" e os que "passam no jornal, antes de ir para o escritório". 
Nossa maior repulsa, ainda,por quem janta de pijama e deita no sofá, com as 
crianças em cima. Ah, essa gente me procura tanto!'

Fonte:http://www.releituras.com/antoniomaria_pior.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário