sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Cem Anos de Jorge Amado (1912-2012)

O Brasil  celebra em  agosto desse ano, o centenário de nascimento do brasileiríssimo escritor bahiano Jorge Amado, autor de  obras inesquecíveis  como ‘Gabriela Cravo e Canela’ e  ‘Capitães da Areia’ .E quem, nao conhece 'Quincas Berro D'Água', 'Teresa Batista, Cansada de Guerra' ? Caso voce nao conheça , nao se envergonhe, pois nunca eh tarde para se conhecer...rs

No meu caso,fui apresentada ao mundo de Jorge Amado ainda adolescente, através da novela Gabriela, dali para seus livros depois foi um pulo.Principalmente, com uma infância e uma adolescência nas quais , eu respirava literatura graças a uma 'tia-dinda' professora de Língua Portuguesa e que hj faz parte de um grupo de contadores de historias. Ou seja, seria impossível eu crescer sem me apaixonar por Jorge Amado.

Sendo um dos meus autores preferidos e de suma importancia  na Literatura Brasileira , para comemorar esses cem anos ,dediquei esse post a esse nosso querido escritor com nome de santo guerreiro .
Biografia

Gabriela Cravo e Canela

" Gabriela, cravo e canela inaugura uma nova fase na obra de Jorge Amado. A partir deste romance, o autor atenua o conteúdo político que marcou seus primeiros livros para dar ênfase à mistura racial, ao erotismo e a uma percepção sensorial do mundo. Ganham destaque as personagens femininas: as mulheres passam ao centro das narrativas como mito sexual, mas também como agentes do próprio desejo.
     Gabriela, cravo e canela foi o primeiro livro escrito por Jorge Amado depois de deixar o Partido Comunista. Publicado em 1958, o romance recebeu no ano seguinte os prêmios Machado de Assis e Jabuti. Pouco depois, em 1961, Jorge Amado seria eleito para a Academia Brasileira de Letras, em grande parte graças ao estrondoso sucesso do livro. Gabriela virou novela da TV Tupi, em 1961, e mais tarde da rede Globo, em 1975. Traduzido para mais de trinta idiomas,Gabriela, cravo e canela é o livro de Jorge Amado com o maior número de traduções." ( Mais sobre o autor)

"A escritora Myriam Fraga, diretora-executiva da Fundação Casa de Jorge Amado, com sede no Pelourinho, em Salvador, recorda-se do furor que o surgimento de “Gabriela, Cravo e Canela” provocou, em 1958: “Eu era adolescente quando o livro foi publicado e o lançamento levou horas, com filas e mais filas”."




Links para Download 1 do livro

Downloaddo livro


Trailer



Ver  Filme Completo



Obras do Autor:








Fontes:
Livro Gratis; 
jorgeamado.com.br/
ponto.outraspalavras.net/2012/01/10/centenario-de-jorge-amado-contador-de-historias/
Wikipedia
YouTube

Nenhum comentário:

Postar um comentário